Avançar para o conteúdo principal

Livro: As TransBonitas

As TransBonitas

Este livro foi o mais difícil de escrever do ponto de vista técnico. Talvez por essa dificuldade se tenha tornado o meu "maior feito" literário.

As TransBonitas foi capaz de concretizar dois desejos meus, do ponto de vista da literatura. Por um lado, sempre quis uma oportunidade de dar algo à comunidade LGBT+, uma forma simbólica de agradecimento que, no fundo, é o reconhecer da relevância desse movimento ativista na vida que hoje podemos ter. Por outro lado, era um sonho (no sentido de uma ambição minha), escrever um poema épico, com uma estrutura clássica. De certa forma inspirada em Os Lusíadas. Mas com uma estrutura inversa, que talvez revele ironias políticas.
Provavelmente, é o livro mais político que alguma vez farei. Digo político no sentido ativista do termo. Uma ideia muito forte na minha cabeça, por exemplo, era a de querer mostrar a história LGBT+, que é tão rica e importante. É uma história de momentos difíceis, de muita luta de gente corajosa e que, durante anos, foi escorraçada da sociedade e viveu nas sombras. Eu ainda acho maravilhoso dedicar um poema épico a essa gente que se levantou do chão. Para um poeta como eu, esta era a melhor forma (e, pelo método, a mais honesta) de fazer este reconhecimento.

E, contudo, não deixa de ser um longo poema, com as minhas reflexões de poeta sobre a vida, a humanidade, o nosso posicionamento no universo. E acho que é por esses momentos reflexivos que tenho mais carinho - Bem entendido, o maior desafio poético da minha vida foi filosofar livremente em rima e métrica certa. Conseguida essa capacidade, há uma relação nova com as palavras, que por si só já vale a pena.

Demorei apenas um ano a escrever este livro, pode parecer pouco tempo para um poema tão difícil. No entanto, demorei uns seis anos a experimentar poesia (nas suas diferentes maneiras)até me sentir capaz de começar este projeto em concreto (com vinte e um anos).



Francisco Pascoal
10 de Abril de 2020



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novo website

 Olá! Este blogue será descontinuado brevemente, o meu website oficial é agora este: https://pascoalf.wordpress.com/

Um blogue pessoal

Decidi criar um blogue pessoal. O objectivo não é ter um espaço onde falar sobre mim mesmo, é antes construir um espaço onde posso organizar e guardar o meu trabalho que vai sendo publicado. Por um lado, os meus livros. Estou a começar a acumular livros que quero libertar para o público e esta é uma boa maneira de os ter organizados para quem tiver interesse (e para mim mesmo de certa forma). Por outro lado, também me permite divulgar as minhas publicações científicas que, enquanto jovem cientista, ainda são poucas. Esses são os dois eixos principais deste blogue. Onde vou ter uma página dedicada a cada livro e outra com uma espécie de inventário onde faço a listagem das minhas publicações. Através das mensagens no blogue, além de ir adicionando cada nova publicação, talvez escreva algumas opiniões sobre os meus livros ou outras coisas do meu interesse. Um dos meus grandes interesses é programação, por isso talvez venha a escrever sobre isso. Por enquanto, não estou a pensar